Carregando...
JusBrasil - Política
20 de abril de 2014

Prefeitura alerta sobre cuidados para combater ratos de telhado

Publicado por Prefeitura Municipal de São Bernado (extraído pelo JusBrasil) - 4 anos atrás

LEIAM 0 NÃO LEIAM

A Secretaria de Saúde, por meio da Divisão de Veterinária e Controle de Zoonoses, alerta a população sobre o rato de telhado, também conhecido como rato preto, que tem por hábito se instalar dentro das casas. O objetivo da ação é conscientizar a população a tomar os cuidados necessários para combater os roedores, além do controle de manutenção das instalações das residências.

De acordo com a coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses, o grande desafio no combate aos roedores é conscientizar a população quanto à necessidade da mudança de hábitos. "Os moradores devem armazenar e manusear corretamente os alimentos, evitar acumular lixo e eliminar abrigos, com o fechamento de entradas e vãos do telhado", orienta.

A coordenadora afirma que as pessoas acabam criando os roedores sem saber, seja pela desinformação ou pela falta de higiene. "Eles só proliferam onde as pessoas deixam alimento, ou seja, mantêm lixo no quintal, mato ou outros entulhos. Manchas de gordura nas paredes indicam a presença de ratos de telhado" , alerta.

Ainda segundo a coordenadora, os próprios moradores são responsáveis pela desratização em suas residências. "A equipe de zoonoses realiza visitas domiciliares com o intuito de orientar quanto aos hábitos que fazem proliferar os roedores e alertar sobre os perigos que os ratos apresentam", comenta.

Nas áreas urbanas são encontradas três espécies de ratos: as ratazanas, rato de telhado e camundongo. Os ratos transmitem, de maneira direta ou indireta, diversos tipos de doenças ao ser humano. Entre elas estão a leptospirose, peste bubônica, tifo murino, febre da mordida do rato, triquinose, raiva, salmoneloses, sarnas, micoses e hantavirose. "É provável que não se consiga extinguir todos, mas temos que batalhar para que a população desses animais diminua, não causando danos à saúde do cidadão", explica.

O rato de telhado costuma fazer ninhos em locais altos como sótãos, forros, armazéns; descem ao chão em busca de alimentos, geralmente à noite; andam por fios; sobem em galhos de árvores e escalam paredes. Eles também se alimentam de grãos, frutas, legumes, raízes e ração de animais.

O roedor vive em média 18 meses, atingindo a maturidade sexual aos três meses, e gera de seis a 10 filhotes por cria. Eles são menores que a ratazana, conhecida como rato de esgoto, medem de 15 a 22 centímetros, e têm orelhas e olhos grandes, focinho pontiagudo, cauda fina e longa, e pelagem variando de cinza a negra.

O Departamento de Zoonoses executa o trabalho de desratização em redes de esgoto, córregos, prédios públicos e terrenos baldios. Em área particular e domicílio, o controle é de responsabilidade do morador. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800-7708156.



Leptospirose - É uma doença grave causada pelo contato com a urina do rato, a mesma urina que contamina os esgotos, igarapés e águas de enchentes. As pessoas ficam doentes quando entram em contato com a lama contaminada. Os primeiros sinais da doença são febre, dores no corpo e em especial na batata da perna. Os sintomas aparecem de uma semana a 30 dias após a contaminação. O cidadão deve procurar uma unidade de saúde mais próxima e informar sobre o contato com o ambiente contaminado.



O que fazer no caso de alagamento:



1 - Evitar o máximo possível qualquer contato com a água ou lama de enchentes. Quanto mais tempo dentro da água maior a chance de contrair leptospirose.

2 - Impedir que crianças nadem ou brinquem em águas provenientes de alagamentos.

3 - Jogar no lixo os alimentos e remédios que foram molhados.

4 - Esvaziar a caixa d água se ela tiver sido invadida pela enchente. Esfregar suas paredes com escova e pano limpo. Colocar um litro de água sanitária (hipoclorito de sódio 2,5%) para cada mil litros de água. Deixar duas horas e esvaziar.

5 - Lavar parede, chão, objetos caseiros e roupas atingidas pela enchente. Nesse caso, usar água sanitária (hipoclorito de sódio 2,5%). Despejar um copo de 200 ml do produto em cada balde de 20 litros de água. Usar a proteção de botas e luvas de borracha ou mesmo sacos plásticos duplos presos nos braços e pernas.

0 Comentários

Faça um comentário construtivo abaixo e ganhe votos da comunidade!

Atenção, mais de 20% do seu comentário está em letra maiúscula.

ou

Disponível em: http://pref-sao-bernado.jusbrasil.com.br/politica/4515635/prefeitura-alerta-sobre-cuidados-para-combater-ratos-de-telhado